A dúvida sobre ter um blog está presente em muitas empresas que ainda não usam conteúdo como estratégia. Quer saber se vale a pena para o seu negócio? Clique aqui!
Vender é importante para qualquer negócio. É o lucro dessas transações que mantém a empresa funcionando e crescendo. Mas, antes da venda, deve-se pensar nas estratégias para atrair os potenciais clientes. Nesse momento, o time de marketing entra. São as ações pensadas por esse setor que geram interesse no público, sejam elas off-line, como outdoors, ou on-line, como ter um blog.
Esse método de criação de conteúdo, surgiu nos últimos anos. Ele visa chamar atenção até o produto ou serviço, ao invés de interrompê-lo com uma propaganda em um momento não solicitado. Chamada de Inbound Marketing, essa tática é baseada na educação dos consumidores, por meio de temas relevantes.
Como é relativamente novo e diferente da venda direta, algumas pessoas ainda não entendem totalmente a sua necessidade. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre a importância de ter um blog e se o seu negócio realmente precisa de um. Continue lendo para saber mais!
Por que o seu negócio deveria ter um blog?
Nosso primeiro passo é explicar os principais motivos para ter um blog. Dessa forma, é possível investir sem medo. Começaremos falando da construção de autoridade. Ao explicar sobre o mercado, produto ou abordar temas relevantes para o público, você demonstra conhecimento. Assim, o cliente entende que sua empresa sabe o que está fazendo e que tem experiência. Aqui, mais credibilidade e confiança na sua marca são algumas das vantagens geradas.
Depois, com a criação de conteúdos, você educa o seu consumidor. Mas o que isso significa? Na prática, quer dizer que ele ainda não entende os motivos para a compra. Então, é preciso ajudar na compreensão.
Por exemplo: pense em um médico que é um excelente profissional, mas tem poucos pacientes. Ele pode ainda não ter percebido que um dos motivos seja a falta de divulgação. E, uma agência de publicidade que busca atraí-lo, pode, com um artigo, mostrar o quanto o marketing médico é relevante para o crescimento da clínica dele. É através desse conhecimento que ele vai entender a importância do serviço e possivelmente, querer contratá-lo. Dessa forma, a estratégia permite explorar as dores e desejos do público, sem falar do serviço diretamente.
Em terceiro, temos o ganho de visibilidade no Google. Ao publicar em um blog, você tem mais páginas rodando em relação às empresas que têm somente um site. Assim, são mais as chances de aparecer primeiro nas pesquisas. Além disso, com um bom posicionamento nas plataformas de busca, outros portais acabam criando links para o seu. Essa é outra maneira de melhorar a posição e atrair visitas. Sem contar que ajuda a aumentar o tráfego para a sua página.
Agora que você já sabe os motivos para ter um blog, vamos falar sobre os tipos de negócio que devem investir em conteúdo.
Só grandes empresas têm chance de investir em um blog?
É comum algumas pessoas imaginarem que para investir em Inbound Marketing precisa de uma equipe gigante. Se você também pensava assim, provavelmente vai mudar de ideia agora. Uma pesquisa da Content Trends, que faz parte da Rock Content, mostrou que 70% das empresas brasileiras investem em conteúdo. Além disso, apresentou que 75% dos negócios de médio porte também utilizam essa estratégia. Ou seja, não são só as grandes marcas que têm capacidade para isso.
Sabe por quê? Um dos motivos é que a internet ajudou muito a democratizar o acesso ao público. Redes sociais, sites, o próprio blog. Todos esses canais tornam mais fácil a comunicação com o público e, consequentemente, a criação de ações que o convertam em clientes.
Para provar essa ideia, responda uma pergunta: você já fez pesquisas sobre assuntos que o interessam no Google? Provavelmente sim, não é mesmo? Afinal, todo mundo faz. Agora, imagine o seu prospect buscando informações sobre o seu ramo ou produto. A sua marca pode aparecer como uma opção de resposta. Por isso, é importante trabalhar não só os anúncios pagos, mas também o Inbound Marketing.
Dessa forma, é possível atingir os clientes que já querem comprar e aqueles que ainda precisam entender melhor o problema. Esse é o caso da educação do consumidor, que explicamos anteriormente.
Se você não tem uma equipe que consiga abraçar toda essa demanda, é possível contar com empresas terceirizadas que desenvolvem o conteúdo. Além de abrir novos canais para atrair clientes, tem toda a expertise de quem já possui experiência e escreve para diversos mercados. Nós, da Primeira Classe Marketing, somos especialistas nesse assunto. Clique aqui e converse com a gente no WhatsApp para entender melhor como podemos ajudar o seu negócio!