O Inbound Marketing pode ser utilizado em vários segmentos, seja para a captação de clientes para sua empresa ou na captação de alunos para uma instituição de ensino, por exemplo. 

O investimento nas estratégias do Inbound Marketing é vantajoso para quem está em busca de além de atrair, também manter um relacionamento duradouro com os interessados em sua marca. 

Ao contrário do marketing convencional, o Inbound Marketing atrai os clientes através de conteúdos que sejam relevantes para o consumidor. Esses conteúdos servirão como um norte na jornada de compra e, além disso, é possível manter um relacionamento com os leads captados. Esse contato é feito através também de estratégias de SEO, blog, site, envio de comunicações (e-mails marketing) e mídia social/paga.

Caso o interesse seja investir na estratégia de Inbound Marketing para algum segmento de mercado, existem vantagens para não deixar de aproveitar os mecanismos que são proporcionados à quem escolhe investir nele. Neste artigo vamos mostrar cinco vantagens para investir no Inbound Marketing nas instituições de ensino e dar início à prospecção de alunos. 

5 vantagens para investir no inbound marketing em instituições de ensino

#01. Retorno sobre o investimento

Com o Inbound Marketing você consegue um aumento no ROI (retorno sobre investimento). Os conteúdos produzidos por essa estratégia são duradouros e podem ser ser usados por muito tempo e trazem resultados a longo prazo. O que pode acontecer é ter que atualizar o conteúdo, pois algumas informações podem mudar ao longo do tempo. 

Um bom conteúdo vai continuar gerando resultados para a instituição, acessos ao blog, novos leads e, claro, novos alunos. 

#02. Geração de leads qualificados

Um dos objetivos do inbound marketing é a entrega de conteúdos relevantes para os interessados em sua instituição. Esses conteúdos produzidos podem ajudar o aluno ou futuro aluno a resolver problemáticas, como por exemplo, como se preparar para uma prova de vestibular, dúvidas sobre o curso que quer cursar ou como organizar seu tempo para os estudos, entre outros. 

Além disso, o consumo desses conteúdos, seja a leitura da postagem em um blog ou o download de um e-book pode ajudar a equipe de vendas na abordagem do candidato e, assim, no final da sua jornada de compra, o interessado perceber que todos os conteúdos consultados foram de extrema relevância para a sua decisão final. 

#03. Visibilidade para a marca

Com os vários conteúdos relevantes produzidos, a visibilidade da marca da instituição tende a crescer. Isso é possível através de estratégias de SEO, produção de e-books, blog post, anúncios nas redes sociais, envios de e-mails marketing. Com isso, a marca é cada vez mais visualizada e procurada por interessados em ingressar na instituição de ensino, seja no ramo do ensino superior, técnico ou educação básica. 

Usando das estratégias de SEO, o Google pode ranquear bem o seu site ou blog e sua marca passa a aparecer de forma orgânica e gera mais tráfego para sua redes. Além disso, os conteúdos produzidos podem ser compartilhados através de impulsionamento ou de postagens orgânicas também. Os leads conseguem acesso ao material e, gostando, é possível que compartilhe com sua rede, o que torna a visibilidade ainda maior. 

#04. Análise de resultados

Através do inbound marketing, as instituições de ensino podem acompanhar as métricas através de plataformas. É possível acompanhar o lead scoring (pontuação do lead que permite saber o envolvimento do lead com a sua marca), disparos de e-mail marketing, sendo possível acompanhar taxa de abertura, taxa de clique, rejeição, além de poder analisar possíveis mudanças para melhorar essas métricas, entre outros.

Além disso, é possível acompanhar os seus investimentos em cada uma das etapas e as conversões que estão sendo geradas.

#05. Redução do custo por aluno

A estratégia de inbound marketing é considerada mais barata que as demais, ou seja, você paga menos pela aquisição de um novo aluno através do inbound. 

Com o inbound o custo por um lead é 61% mais barato do que a captação pelo marketing tradicional, segundo pesquisas.

#Bônus – Faça um raio x do marketing digital da sua instituição

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