Criar estratégias baseadas na jornada de compra do seu cliente: esse é um dos vários benefícios que o Inbound Marketing pode proporcionar à sua empresa.
O Inbound Marketing, ao contrário do marketing tradicional, tem como principal objetivo atrair clientes, ou seja, o cliente toma conhecimento da sua marca através de estratégias de SEO, produção de conteúdo relevante para site, blog, envio de e-mails marketing e mídia social. Por isso é conhecido como “marketing de entrada” ou “marketing de atração”.
Através desses conteúdos desenvolvidos especificamente para o público da sua empresa, o Inbound Marketing trás consigo uma série de vantagens para quem escolhe seguir o conjunto de estratégias que ele proporciona para tornar o relacionamento empresa-cliente mais próximo e duradouro. Por isso, escolhemos cinco vantagens para você investir no Inbound e dar início a uma nova etapa de prospecção de clientes.
5 vantagens para investir no Inbound Marketing
1. Captação de leads
A captação de leads através das estratégias de Inbound marketing, seja pelo download de um e-book, acesso a um conteúdo de blog e cadastro para receber outros conteúdos relevantes ou impacto por um anúncio em uma rede social, gera contatos relevantes que em algum momento interagiram e se interessaram pela sua marca ou produto.
Isso torna mais fácil o início do relacionamento com esse lead, deixando livre a comunicação e o trabalho de conversão desse contato para um cliente.
A partir disso, é possível o envio de outros conteúdos que sejam interessantes, assim como o que levou ele a se cadastrar, além da oportunidade em mostrar os diferenciais da sua marca e poder convencê-lo a investir em você.
Além disso, a criação de conteúdos acontece de acordo com os diferentes segmentos que você pode oferecer, personas que sua marca pode atrair e a etapa do funil que o contato está. Isso gera ainda mais acesso e a captação de leads ainda mais qualificados.
2. Aumento da visibilidade da marca
Criação de conteúdo para blog, e-books, postagem e anúncios nas redes sociais, SEO, envios de e-mails marketing, tudo isso atrai o público para visualizar cada vez mais a marca da sua empresa ou produto.
Isso porque, se você produzir um conteúdo relevante para seu site ou blog, levando em consideração as métricas de SEO, o Google pode te ranquear bem, colocando sua marca nos primeiros resultados de busca, gerando assim mais tráfego para suas redes.
Nas redes sociais, além de anúncios que podem levar o cliente a se interessar pela sua marca por se deparar com alguma propaganda, é possível fazer postagens dos seus conteúdos e gerar compartilhamentos e, consequentemente, cada vez mais visualizações.
3. Redução do custo de aquisição por cliente
O custo de aquisição por cliente através do Inbound Marketing passa a ser menor, ou seja, você gasta menos para captar um cliente através das estratégias de inbound.
Segundo pesquisas, o lead atraído por técnicas de inbound gera para a empresa um custo 61% menor do que o custo através dos métodos do marketing tradicional.
4. Aumento do ROI
O aumento do ROI (retorno sobre o investimento) acontece, pois, levamos em consideração que o investimento que você faz em produção de conteúdo é duradouro e traz resultado a longo prazo. Dificilmente você vai perder um bom conteúdo produzido, o máximo que deverá ser feito é a atualização do mesmo.
Um conteúdo de qualidade vai continuar gerando leads, acessos para seu blog/site e, consequentemente, novos clientes para a sua marca.
5. Relacionamento mais duradouro
Com o Inbound Marketing você constrói um relacionamento empresa-cliente mais duradouro. O processo de conversão do lead em cliente pode ser mais demorado, mas a chance de você fidelizá-lo é maior. Isso porque você o cativa através de relevância e conteúdos certos para os momentos certos.
Com isso, gera uma confiança maior do cliente na sua marca, o que pode levar também a novos clientes, pois, além das estratégias de marketing, existe o método mais antigo de indicação que também funciona.
#BÔNUS
Você já viu algumas vantagens para investir nas estratégias de Inbound Marketing. Agora, já pensou em fazer um diagnóstico para analisar os pontos fortes e fracos da estratégia que já é usada por sua marca atualmente, além de identificar quais são as oportunidades de melhoria e melhores soluções para sua empresa.
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