Você já ouviu falar nessa estratégia que pode ajudar (e muito!) a aumentar os acessos ao seu site? Clique aqui e confira a importância do SEO para o seu negócio.
Não é novidade para ninguém que, praticamente todo mundo, dá aquela espiadinha em algum produto ou serviço no Google, antes de comprar. E isso acontece mesmo quando a loja é física, viu? Um estudo realizado pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), revelou que 90% dos brasileiros fazem pesquisa virtual antes de adquirir um produto pessoalmente. Diante desse dado, é impossível discordar da importância do SEO para qualquer empresa atualmente. Afinal, essa estratégia ajuda a manter os sites relevantes e com altos índices de acesso.
Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo. Aqui, você entenderá melhor sobre o assunto e ainda conhecerá 3 dicas para otimizar sua página. Confira!
Entenda o que é e a importância do SEO para as empresas
Vamos começar desvendando o que é essa tática tão pertinente e que se faz muito presente nas recomendações dos profissionais de marketing. A sigla SEO é derivada da abreviação em inglês Search Engine Optimization, que significa Otimização de Sites para Mecanismos de Busca. Isso quer dizer que, trabalhando a partir do que é indicado, é possível classificar uma página como conteúdo relevante em plataformas como o Google.
Mas qual a importância do SEO para a minha empresa? Vamos imaginar assim: você tem uma escola de cursos profissionalizantes. Querendo se especializar, um adolescente procura na internet: cursos técnicos para quem ainda não tem graduação. Estando classificado como uma boa fonte de informação, seu site será um dos primeiros a aparecer na pesquisa. Ou seja, sua empresa sairá na frente de concorrentes que não possuem esses métodos implementados e ainda poderá aumentar seu faturamento.
Outro benefício importante é a qualidade do tráfego recebido. Com a estratégia aplicada de forma eficiente, é possível definir que tipo de consulta as pessoas realmente interessadas no seu produto fazem. Assim, ao invés de receber visitas de leads desqualificados, os acessos se concentram em quem tem possibilidade de compra. E, ainda nesse quesito, com mais alcance direcionado, a taxa de rejeição diminui, indicando para os buscadores que sua página é mais relevante. Dessa forma, sua posição também melhora.
Por fim, você pode até economizar. Afinal, as visitas orgânicas, aquelas em que não é necessário investir nenhum dinheiro para receber, aumentam. Consequentemente, o valor dedicado a anúncios para mais acessos, pode ser menor.
No próximo tópico, entenda como o SEO pode ser aplicado em outros canais. Leia mais abaixo!
Saiba como funciona SEO para conteúdo
A importância do SEO não existe somente para os sites. Quando falamos de marketing de conteúdo, ele também é essencial. Atualmente, a forma como as pessoas consomem propaganda não é a mesma de 20 anos atrás. As interrupções, como comerciais de televisão, são bem menos aceitas. Na internet, uma das principais técnicas, é mostrar como a empresa pode resolver o problema de um determinado público, por meio de informações relevantes.
Imagine, mais uma vez, o adolescente pesquisando por cursos. Vamos supor que ele ainda não sabe qual direção seguir. E, para atraí-lo para sua escola de forma indireta, pode ser criado um quiz no blog, como um teste vocacional, que o ajude a escolher. No final da avaliação, é possível, inclusive, sugerir uma formação que sua empresa oferece. Dessa forma, é possível atraí-los sem necessariamente vender, criar autoridade e começar a desenvolver relacionamento. Se quiser entender mais sobre isso, leia também: Ter um blog é mesmo importante? Veja se o seu negócio precisa de um.
E tem mais: você poderá compartilhar esses temas nas redes sociais e fazer trocas de links com outros sites. Legal, não é mesmo? Mas como o SEO ajuda nisso? Com as estratégias alinhadas e eficientes, os materiais do seu blog terão mais visibilidade nos momentos de busca. Assim, existem mais chances de conquistar aquele cliente que já está procurando o que sua empresa oferece.
Agora, finalizando o tema, confira abaixo, 3 indicações essenciais para trabalhar com SEO. Continue lendo para saber mais!
3 dicas de otimização para SEO
Para você conhecer mais sobre o assunto, separamos 3 dicas importantes de otimização para SEO. A primeira é: as técnicas são essenciais, mas conhecer o público também. Ou seja, não adianta entender cada regrinha da estratégia, se não conversar com quem irá comprar. Por isso, alinhe o discurso que seus consumidores precisam e desejam ouvir para converter, às regras indicadas.
A segunda recomendação é, praticamente, a base do SEO: as palavras-chaves. Elas são termos específicos, que, dentro do seu segmento, terão maior número de busca e consequentemente, gerarão mais acessos. Vamos de novo ao exemplo da escola. Uma ideia, nesse caso, seria utilizar “cursos profissionalizantes” nos materiais criados. Isso porque conversa tanto com o serviço oferecido, quanto com as buscas na internet. Aqui, é fundamental entender o que o seu público pesquisaria e, também, o tipo de palavras que ele não costuma buscar. Afinal, termos errados podem gerar visitas indesejadas e altos índices de abandono do site. Por isso, um estudo detalhado é essencial.
Por fim, nossa última dica é: fique de olho nos algoritmos do Google. Assim como nas redes sociais, a plataforma faz, frequentemente, mudanças nessas diretrizes de classificação que precisam ser acompanhadas por quem trabalha com SEO.
Um exemplo é uma atualização que foi realizada recentemente. Agora, as páginas chamadas de mobile first, aqueles que levam em consideração, principalmente, a performance no celular, aparecerão no topo das pesquisas realizadas por smartphones. Assim, os sites que não pensarem nesse ponto, aparecerão bem atrás ou serão até desclassificados. Portanto, é importante acompanhar esse tipo de novidade, adaptar-se e não ficar para trás. Agora que você já conhece a importância do SEO, que tal colocar as ideias em prática? Se quiser a ajuda de especialistas, pode contar com a Primeira Classe Marketing. Acesse para saber mais!