Já sabe que o marketing médico é essencial, mas não tem ideia de como começar? Então, este artigo é para você. Leia e veja por que contar com ajuda profissional!
O universo digital está presente nas nossas vidas há algum tempo. Depois da chegada da pandemia, as interações a distância se tornaram ainda mais frequentes. Se esse vínculo é importante para relações pessoais, também é essencial quando falamos da ligação entre empresas e clientes. No marketing médico, isso não é diferente.
No último artigo que escrevemos, mostramos o quanto as pesquisas sobre saúde são relevantes no Google. Afinal, é comum a internet ser usada para o entendimento de sintomas e na busca por um médico de credibilidade. Então, um profissional que espera aumentar a venda de tratamentos no consultório, melhorar relações ou crescer em faturamento, precisa de presença on-line.
Foi a relevância do marketing médico que inspirou este artigo. Aqui, vamos mostrar como esse trabalho é bem mais complexo do que você imagina. Continue lendo e entenda a importância de ter ajuda profissional na hora de se posicionar na internet!
Marketing médico e os desafios de se posicionar digitalmente sem burlar regras
Sabemos que uma preocupação constante dos profissionais da área médica é divulgar seus serviços sem burlar as regras do Conselho Federal de Medicina. Existem vários pontos que devem ser seguidos para manter a ética e garantir a segurança e integridade dos pacientes.
Agora, vamos falar da parte prática. Nas redes sociais, é essencial criar publicações que chamem a atenção do seu público. Porém, a autopromoção é proibida. O CFM libera as apresentações dos tratamentos oferecidos, as informações gerais sobre procedimentos e dicas de cuidados.
Por exemplo: não é aceitável dar desconto de 10% para as pessoas que chamarem no direct do Instagram. Mas é permitido fazer uma postagem informativa sobre um tratamento. Dessa forma, o conteúdo desperta o interesse de alguns seguidores ou mostra àquele que já estava interessado, que seu trabalho é uma ótima opção.
Parece complicado, especialmente, quando se tem algumas restrições. Mesmo assim, um bom entendimento do mercado e de marketing médico, pode gerar resultados incríveis! Garantimos que é possível investir em marketing médico sem ferir esses princípios. Nossa primeira dica é: conheça melhor o que é pedido pelo Conselho. Para ter uma visão geral sobre as regras, é só clicar aqui.
No próximo tópico, vamos falar o que é preciso entender sobre divulgação no meio digital para chamar a atenção dos seus clientes na internet. Acompanhe.
Técnicas de marketing que fazem diferença nos resultados on-line
Provavelmente você conhece alguém que abriu um consultório e começou a postar conteúdos nas redes sociais sem estudar antes. Acertamos? Isso acontece bastante, afinal, existem milhares de usuários de aplicativos como o Instagram, no mundo. Então, parece que realizar vendas on-line é tão simples quanto ganhar curtidas em uma selfie.
Se seu pensamento é o mesmo, prepare-se para mudá-lo. O marketing leva em conta uma série de técnicas que um profissional deve tirar de letra. E são elas, junto ao conhecimento do negócio, que auxiliam na conquista de pacientes.
Um dos pontos essenciais é a persona. Ela é uma representação do seu cliente ideal. Para criá-la, é preciso se basear em dados reais, como classe social, idade, gênero e preferências. Assim, as dores e desejos de quem você deseja atingir ficam mais claras e os caminhos mais fáceis para gerar interesse.
Depois de entender melhor seu público, a atenção vai para o material postado. As redes sociais têm como objetivo o relacionamento. Por isso, os usuários não abrem o aplicativo para ver promoções. Suas postagens precisam entreter e gerar engajamento.
Outra técnica que auxilia nos resultados é o inbound marketing. Com ele, é possível estar presente não como uma interrupção, a exemplo dos comerciais na TV, mas na hora que as pessoas procuram.
Por exemplo: você chegou aqui através de um canal nosso ou porque pesquisou sobre marketing médico no Google. E, na sua busca, aparecemos nas primeiras posições. É isso que o inbound e outras estratégias, como SEO e anúncios no Google, permitem. Quando alguém procurar por um tratamento ou consultório, seus serviços podem surgir como sugestão e a chance de ser visto por potenciais pacientes é maior.
Até aqui, você já deve ter percebido que realizar o marketing médico é uma missão que engloba diversos fatores. Postar por postar, além de não trazer nenhum resultado, pode surtir o efeito contrário e acabar arranhando a imagem do profissional! Abaixo, vamos mostrar mais alguns motivos para contar com ajuda profissional para gerenciar a sua presença on-line.
Por que contar com ajuda especializada na hora de aplicar o marketing médico
Por desconhecimento, muitos ainda insistem em gerenciar sozinhos suas redes sociais. Acontece que falta de estratégia acaba levando à total ausência de resultados ― e, pode perceber: normalmente, são essas pessoas que dizem que “marketing digital não funciona!
Claro que o controle total sobre o que está sendo postado, além da falsa sensação de economia, acabam sendo atrativos para muitos médicos. Porém, é preciso lembrar que o conteúdo deve ser coerente e interessante para o público que o consome. E é aqui que a ajuda de um profissional faz toda a diferença.
Um especialista em marketing digital, com experiência, já sabe o que funciona, quais são as melhores práticas, o que agrada aos algoritmos dos mecanismos de busca, entre outras estratégias para gerar vendas. É importante lembrar que, com auxílio técnico, há alguém 100% dedicado ao digital. Assim, o médico pode se concentrar em outras áreas que estejam em sintonia com a sua carreira, como gestão do consultório ou cursos de atualização.
A Primeira Classe Marketing é especialista em marketing médico e oferece uma série de serviços para sua clínica ter sucesso on-line. Quer saber como? Chame a gente clicando aqui!